Qualidade, uma necessidade estratégica!

Qualidade, uma necessidade estratégica!

Qualidade não é um mal necessário, é um bem indispensável!

A palavra “qualidade” é usada com frequência, mas você sabe o que realmente significa no contexto da indústria e comercio de alimentos?

A qualidade pode ter diversas definições, por exemplo, no contexto de segurança dos alimentos, é o conjunto de procedimentos que garantem a  integridade dos alimentos, livres de contaminantes e que atendam as características requeridas.

Numa amplitude maior, qualidade é a percepção do cliente em relação aos seus produtos ou serviços, é atender (ou superar) as expectativas dele, garantindo que o produto ou serviço oferecido seja confiável, seguro, adequado ao uso e tenha as características sensoriais requeridas. Na prática, isso envolve muito mais do que aparência ou sabor, inclui também equipe capacitada, conformidade com normas legais, padrão e consistência nos processos e compromisso com a melhoria contínua.

No setor de alimentos, a qualidade começa na escolha da matéria-prima e vai até o produto final na mesa do consumidor. Está diretamente ligada a aspectos como:

  • Boas Práticas de Fabricação (BPF);
  • Atendimento às legislações (ANVISA, MAPA, etc);
  • Equipe capacitada e engajada;
  • Produtos com características sensoriais garantidas;
  • Rastreabilidade.

Investir em qualidade não é um luxo, é uma necessidade estratégica. Empresas que colocam a qualidade como prioridade, diminuem perdas, evitam riscos sanitários, ganham credibilidade, se destacam no mercado e fidelizam clientes internos e externos.

Tenha sempre em mente, 

Qualidade não é um mal necessário, é um bem indispensável!

 Compartilhe nas redes sociais

Leituras importantes