NR 1, e agora?

NR 1, e agora?

Funcionário saudável e satisfeito, produz mais e com qualidade!

Afinal, o que é NR1, é de comer?

Não, não é de comer, mas as empresas de Food Service também devem se adequar. Muito tem se falado nessa norma e muitas empresas estão apreensivas, mas calma! Vamos “descarcar esse abacaxi”.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, “As Normas Regulamentadoras (NR)...Consistem em obrigações, direitos e deveres a serem cumpridos por empregadores e trabalhadores com o objetivo de garantir trabalho seguro e sadio, prevenindo a ocorrência de doenças e acidentes de trabalho”.  São 38 normas, dentre elas, a NR1 que tem gerado tanta euforia entre os empregadores.

A NR1 estabelece as diretrizes gerais para a segurança e saúde no trabalho.

Objetivo: Garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Principais diretrizes: Estabelecer responsabilidades a empregadores e empregados.

Principais ações: Promover a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Principais elementos: Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).

A quem se aplica: A todas as empresas, públicas e privadas.

A norma foi atualizada passando a exigir o gerenciamento de riscos psicossociais, como:

  • Carga excessiva de trabalho;
  • Pressão por resultados;
  • Falta de clareza e definição das funções;
  • Condições de trabalho inadequadas;
  • Comunicação ineficaz;
  • Falta de apoio das chefias ou dos colegas.

Para garantir a adequação à norma, é necessário:

  • Gerenciamento de Riscos Ocupacionais - GRO;
  • Programa de Gerenciamento de Riscos - PGR;
  • Monitoramento e controle dos riscos;
  • Capacitação e conscientização sobre segurança no trabalho;
  • Medidas que previnam os riscos psicossociais.

Medidas preventivas e estratégicas para evitar riscos psicossociais no ambiente de trabalho:

  • Implementar programas de bem-estar e qualidade de vida no trabalho.
  • Estimular uma cultura de feedback e comunicação aberta.
  • Capacitar lideranças para identificar sinais de estresse e desmotivação.
  • Oferecer flexibilidade e autonomia para os colaboradores.
  • Criar um ambiente aberto a diálogo sobre saúde mental, sem medo de julgamentos.
  • Oferecer apoio psicológico;
  • Criar práticas de autocuidado no dia a dia da empresa, como pausas estratégicas e ergonomia;
  • Integrar saúde mental à cultura da empresa.

Toda mudança enfrenta resistência, por isso é importante a clareza sobre a implementação.  Para aumentar a aceitação e engajamento dos colaboradores, é necessário  um estrategista que atue em parceria com  o RH para criar uma cultura organizacional que preza pela segurança e saúde do trabalhador.

A equipe é reflexo do líder, sendo assim, é necessário capacitar e desenvolver a liderança, focando nos seguintes aspectos:

  • Inteligência emocional e gestão de conflitos;
  • Comunicação e escuta ativa;
  • Feedback construtivo e empatia no dia a dia;
  • Monitoramento do clima organizacional e ajustes contínuos;
  • Lideranças mais humanizadas, equilibrando resultados e bem-estar.

As empresas têm até 25 de Maio para se adequarem, pois o não cumprimento pode resultar em penalidades.

Lembre-se sempre...

Funcionário saudável e satisfeito, produz mais e com qualidade!

 

Referência:  www.gov.br

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